...o que não quer dizer, de jeito nenhum, químicos serrados pela metade por algum tipo de psicopata-aluno-de-escola-americana-que-cansou-de-matar-todos-os-alunos-e-agora-resolveu-serrar-químicos-porque-tá-de-recuperação.
Meios-químicos porque hoje, dia do químico, por sinal, Mister V e D.K. se tornam oficialmente 50% químicos =)
*momento palmas, coisa e tal*
Então... pra comemorar, nada melhor que um post~ulado.
Primeiro período...... parecia que tudo ia ser uma grande festa... nada mais complicado que propriedades períodicas e coisas do gênero... químicos em formação, mas noobs, muito noobs...
Segundo período...... muitas coisas emocionantes, reações, e, no final, estequiometria \o/
Terceiro período...... Inorg: química geral advance... Muitas novidades de tirar o fôlego, como o enxofre fazendo SEIS ligações... Fisqui: Estequiometria advance... Guerra pra não ficar de recuperação, mas ainda assim, é legal no meio de muitas contas... Orgânica: Tá... sem comentários ¬¬
Quarto período..... Inorg 2 pra completar nossos conhecimentos de químico, Fisqui 2 pra nos mostrar o quanto uma pilha pode atrapalhar sua vida e Org 2 pra quem achava q orgânica era patético.
Agora o post, em si...
Número de coordenação!
Voltando, pela MOL~ésima vez, a falar de complexos, agora vamos nos focar no número de coordenação...
No fantástico mundo dos complexos, existem de seis ligantes, de dois ligantes, de quatro ligantes... uma infinidade de números de coordenação. Considere-se como um ligante.
O que é um ligante? Para a química dos complexos, um ligante é um ponto material dotado de carga negativa.
Portanto, imagine-se como alguém que, por alguma razão, está com carga negativa. Essa pessoa vai de encontro a um metal, que no caso é um ponto material com carga positiva pra dar e vender. Como eu disse antes, um metal pode ter vários números de coordenação, ou seja, pode se ligar a muitos ou poucos ligantes. Você, como ligante.
É como se existissem pessoas "muito complexas" de 6 ligantes... pessoas "mais ou menos complexas" de 4 ligantes e pessoas "nada complexas" de 2 ligantes... como se fosse o número de ligações/interações q você pode ter/fazer com essa pessoa. Portanto, o ideal para quando você tiver cargas negativas é procurar o metal que tenha mais coisas em comum [mais pontos de coordenação] com você.
Na verdade, existem dois complexos em particular, o hidreto de rênio e de tecnécio, que tem o número de coordenação igual a 9. Esse complexo é o auge.... Quando você sentir a carga negativa, o que você tem a fazer é procurar o tecnécio e o rênio... quando você estiver perto dos seus Tc's e dos seus Re's, pode ter certeza, sua carga será bem administrada.
Pode ser que no seu período, na sua família, todos tendam a formar complexos que simplesmente não tenham pontos de coordenação o suficiente com você... É essa a hora de ir atrás do seu rênio [metal raro, mas natural] e tecnécio [artificial... talvez você mesmo tenha que criar o seu] para se estabilizar.
Quando você finalmente achar seus metais, o que você deve fazer é aumentar a concentração nos tubos deles para favorecer a complexação e aumentar o Kf disso tudo. Resultado: você libera energia!
Bem, é basicamente isso... Aguardem o raio do post de piadas que nunca fica pronto... XD
E não esqueça, é sempre bom parar, de vez em quando, e pensar "Quem é meu Rênio e meu Tecnécio?"
Sem mais transições de orbitais D, [??] fico por aqui.
Yami Kishi ou
Tetracloroaurato III menos um, AQUOSO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Meu deus, o que o sono não faz???
Mas achei criativo o tal do Rênio e do Tecnécio, e, aproveitando a ocasião, preciso de um conselho.
Digamos que eu tenha uma carga beeem negativa, e pesada sabe, aquele tipo de carga que os metais buscam se livrar a qualquer custo. O que eu faço com este ligante de altíssima densidade de carga negativa e grande peso molecular?
Há mais um problema: o ligante em questão é altamente polarizável, o que significa que ele não larga do meu pé. Preciso achar um íon polarizante que me livre dele!
Conselhos, por favor.
Ohhhh... Sinto-me extremamente honrada de ter servido de inspiração para tão complexo post sobre complexos e sua complexidade [ê palavrinha].
É, pode ser que meu tecnécio, O rênio me chegue um dia com toda sua raridade e naturalidade e juntos nos tornemos um complexo felicíssimo e de baixíssima energia. Quanto ao tecnécio, já que é artificial, melhor em vez de eu associá-lo a pessoas, fazê-lo às coisas que eu gosto, como ler, ler, ler, ler, internet, seriados e ler. Melhor assim, que aí eu esqueço da falta do rênio.
PS: A título de curiosidade, por que a ênfase no "AQUOSO"?
PS[2]: horário do post: às 23:39:00. Ao passar os olhos por todo o blog, percebi que todos os horários de postagem são estranhamente redondos e perfeitos, às vezes se repetindo. É de propósito?
Aaaaaaaah, parabéns aos novos integrantes da mais nova QM252!!!
Y para vocês nesse momento tão importante da vida Química de todos vocês ! :'D
Agora vocês estão em um nível mais elevado..... Parabéns !
Enfim, sobre o post... Quem sabe meu Rênio num vem voando por aí ?
Ou vai ver o meu Rênio já tá zanzando por aí, mas escondendo sua positividade aguda atrás de algum cobertor negativo, um emo ou qualquer coisa do tipo. Quem sabe talvez ainda não seja a hora de encontrar o meu Rênio! Hmmmmmm.....
Mais uma vez, palmas aos novos meio-químicos pela proeza de chegarem vivos aqui e por terem chegado a um post legal como esse.
'pessoas se levantando de seus assentos e chorando ao fechar da cortina'
And with that, I'm off!
Postar um comentário