quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Enfim 11

Chove.
Verbo sem pessoa, sem número, gênero, grau ou whatever. Mas até uma precipitação atmosféria aparentemente simples dessa pode carregar um mol de correlações legais.
Primeiro, Guns and Roses: a música mais legal dos caras é November Rain. Hoje é dia primeiro de novembro e tá chovendo, a primeira chuva de novembro, a primeira November Rain. Sem contar que o meu número é 11. Novembro, 11, entende?
E cadê a parte química do postulado? Bem, hoje é um dia legal, eu tomei banho de chuva e química não tá em alta ^^
Mas... por que não encaixar as duas coisas?
Sim. Há uma geometria molecular chamada "guarda chuva". Alguma semelhança aí? Sim, essa geometria acontece quando dentre os seis "espaços" em volta do átomo, cinco são outros átomos e o sexto é um par de elétrons, que "empurra" os átomos que formariam uma pirâmide dando ao desenho o formato de um guarda chuva. Divertido! E tem hibridização SP3D2. Espetáculo.
Dá até pra enfeitar essa geometria com aquelas metáforas altamente doidas, tipo:
Se você for o átomo central, cuidado com pares de elétron não ligante, afinal segundo a teoria da repulsão dos pares de elétron na camada de valência, um par não ligante repele os elementos ligados a você. Se a repulsão for enorme, o composto simplesmente não existe! Então, não se esqueça de seguir a TRPECV e manter coisas repulsivas beeem longe dos ligantes, pra não enfraquecer a ligação! Ou vc pode se decompor em coisas menos repulsivas. Nada legal, de qualquer forma.

Ceerto, chega de metáforas. Novembro é um mês legal, chove november rain, tem semana da química, uma pá de feriados, a parte legal das matérias legais, etc, etc, etc... Aproveitem pq só dura mais 30 dias e depois, só ano que vem!

[Postulado no último minuto do dia 1 :) ]

Postulado por esse tal de D.K., completamente encharcado de november rain...

3 comentários:

Vivi Ichihara disse...

É, novembro é realmente um mês muito legal!!1 [Talvez a simpatia porque o meu número também é 11! \o/]. Mas novembro, para mim é, involuntariamente, um mês marcante. Às vezes por ser o penúltimo mês do ano e me deixar um pouco nostálgica. Outras vezes por ser um mês bastante surpreendente em vários sentidos. Antigamente era porque era o mês em que eu ficava de férias [bons tempos de ensino fundamental!!!]. E mais, novembro se inicia de um jeito único pois hoje é o dia de todos os santos, um dia depois do dia das bruxas [comemorado em grande estilo esse ano pelo terror das provas de mát e inorg xD] e um dia antes do dia dos falecidos. Eu poderia passar horas aqui filosofando sobre o dia 1o de novembro pois é um dia que me faz pensar em um bando de coisas, mas prefiro ficar por aki desejando um bom novembro pra todos e um melhor ainda pra vc, Ju!!!
Adorei o pot e vamos torcer para que o número 11 nos dê sorte!

Kissus =*
*Val-chan*

Anônimo disse...

O melhor de Novembro: O Natal tá chegando!

O Melhor do Natal: Comida!
Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!
Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!
Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!
Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!
Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!Comida!

auheuheea
:]~

éé.. essa semana esburacada..
perfeita pra jogar RPG, War e Detetive!
xDD

beijos!

Dai disse...

ah...
e se não fosse pela Dai lá no msn que dissesse o dia lindo estava fazendo lá fora, hein!
pari um post! yeeah (dw)

auhauha..
vc falou da geometria do guarda-chuva, sensacional! eu achei ela bem divertida! ^^

;)
[demorei pra comentar, mas tá aqui!
E tomara que as chuvas não parem!
São Pedro, pode ficar bem inspirado!]


Kissus