sábado, 16 de fevereiro de 2008

Ressonância Social

Ressonância Social
[Depois de muito tentar, eu chego à conclusão que não dá pra colocar coisas subscritas/sobrescritas aqui¬¬]
Ouvindo - Ozzy [*Preparando para o show*]
Postulado:

Ressonância. Fenômeno que [os cientistas-san acham que] acontece em moléculas com mais de uma estrutura de Lewis possível.
Tudo começa com a história triste da partida do hidrogênio do ácido nítrico. Antes, eram um HNO3 feliz, alegre e contente. Agora, já na forma ionizada NO3-, há uma carga sobre o oxigênio que foi abandonado pelo H+, restando apenas o elétron do mesmo. Pobre oxigênio. Porém, não é bom para a molécula ter um oxigênio emo lamentando a partida de seu parceiro cuja massa atômica costuma ser 1. Para que isso não aconteça, em certo momento, o oxigênio com dupla ligação rouba o par da ligação pi, ficando com a carga do emo para si. Em compensação, o emo fará uma segunda ligação, diminuindo sua carga deprimente.
O problema é que o oxigênio compreensivo que resolveu ajudar o oxigênio solitário recebe a carga negativa para si. Por sua vez, o terceiro oxigênio que ainda não apareceu na história eventualmente vai fazer a mesma coisa que seu vizinho compreensivo fez. Resultado: A carga negativa que o hidrogênio ingrato deixou ao ir embora vai se revezando em cada um dos oxigênios da molécula, três no caso do nitrato. No final das contas, todas as três ligações vão ser iguais, um intermédio entre ligação simples e dupla, em que todos os três oxigênios têm uma parcela da carga negativa. Isso de certa forma estabiliza o composto, como é o caso do benzeno, que por ressonância tem diversos elétrons paralelos à molécula que "pertencem" aos seis carbonos.

Enfim, todos devem estar se perguntando por que diabos o postulado se chama "ressonância social" se só fala de ressonância. É que toda essa abobrinha de oxigênios emos e etc pode ser passada pra vida real. Não que emos façam ressonância entre si, já que todos têm carga (Negativa). Mas em um grupo "ácido nítrico" de pessoas, em que um dos oxigênios tenha uma ligação um pouco mais colorida com o hidrogênio, pode acontecer do hidrogênio ser ionizado por um alguém qualquer e deixar o grupo/composto com uma bela carga negativa pra tratar. E que, por efeito de ressonância, tende a se espalhar por todas as pessoas/oxigênios do nitrato. Nada agradável. Para evitar ionizações indesejáveis que provocarão, por ressonância, uma pseudo-carga negativa nas suas costas, procure formar grupos/compostos que não tenham tendência ácida. Por exemplo: O grupo/composto amônia está sempre disponível a receber mais um elemento, no caso, o Sr. Hidrogênio (Me fez lembrar a piada do Sr. Hidrogênio Pontes^^). Diferentemente das pessoas que ficam mal com a saída do H+ no ácido nítrico, o pessoal da amônia fica com carga positiva ao receber o H+.

Pra resumir, a ressonância social é o efeito de "descentralização de carga" que acontece em uma molécula/grupo de pessoas que por alguma razão foram ionizados. Até ajuda, evitando que a carga fique sobre uma só pessoa, mas ainda assim, é melhor evitar. Cuide bem dos átomos da sua molécula de amigos, pois nunca se sabe quando vai vir um elemento junto com vários catalisadores pra tentar ionizá-la.

[Dedicado a 4 elementos ionizados período passado, por uma base de Lewis forte demais =/]

Post by [AuCl4]-, ou Juliano :)

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse efeito de ressonância social é meio que connstante entre o GPFK + agregados, né??
Mas, eu me pergunto, será que existe um efeito de ressonância com carga positiva? Não que isso seja possível na química, mas talvez não seja um absurdo se for aplicado à vida real. Já que o efeito de ressonância meio que "divide" a carga negativa entre os átomos da molécula, deve ser possível que um átomo com carga positiva a divida com o grupo/molécula.

Bom, de uma coisa eu tenho certeza: no GPFK + agregados, esse átomo se chamaria Juliano.
Ju(+), aquele que está sempre com sua carga positiva para dividir com os amigos. E é por essa sua carga positiva (que nesse caso, chama-se jeito positivo de ser) que todos te adoram d+!!

Principalmente a Val-chan (Hf°) aqui! ^^

Ai Shiteru, Ju(+)!!!

Dai disse...

(...)
4) Resultados e discussão:
Um trechinho do seu "postulado"

"No final das contas, todas as três ligações vão ser iguais, um intermédio entre ligação simples e dupla, em que todos os três oxigênios têm uma parcela da carga negativa."

MEDO.
tá bom.tá bom.esquecendo esse negócio de carga, fica assim:

No final das contas, todas as três ligações vão ser iguais.

Modificando as 3 ligações, fica assim:

No final das contas, todas as ligações vão ser iguais.

5) Conclusão:

Pronto, agora sim, um post sem carga negativa. Esquece isso.
Sá pq? Porque eu, e pretendo todo mundo do GPFK+ agregados, vamos ser multiclass durante muito tempo!Garanto, ju.




Ai shiteru!

(...)

Anônimo disse...

Nada impede que essa 'ionização social' seja o mais instável possível, deslocando a reação no sentido dos reagentes nos intervalos, finais de semana, msn e etc.
xD

ou sendo MultiClass, como a Dai disse. o/

kissus