terça-feira, 28 de agosto de 2007

Déjà Vu

Déjà Vu... assim mesmo, com acento agudo no "e" e acento grave no "a", que significa "Já visto" em francês. Oui, oui, monsieur, mademoiselle... francês! Se fala "deja vi", aliás.

Primeiro, para os noobs, o que é um Deja Vu? Pode ser uma cena que você sente que já viu no passado ou uma sensação que você sente que é reincidente. A forma mais comum desse troço é você sentir que já conhece alguém/alguma cena depois que essa pessoa/cena simplesmente aparece na sua mente. Em pessoas com "sintonia" mais aguçada, pode-se dar na forma de sonhos/visões, muito antes de a cena efetivamente acontecer.

Agora você provavelmente tá se perguntando o que diabos fez surgir esse assunto, o que ele tem de especial? Bem, hoje em dia há, basicamente, duas formas de ver o mundo: a religiosa e a científica[Eu sei que é uma forma muito simplista de ver esse assunto, mas é só pra dar uma idéia]. E, mais do que isso, parece que essas duas vertentes explicam 99,99999% das coisas a nossa volta E as coisas que ninguém sabe se estão a nossa volta[Tais como Deus e o átomo], mas, pelo menos até agora, o assunto Déjà Vu parece ter sido ignorado ou desprezado, tanto pelas religiões, quanto pela ciência... [Sim, até tem alguns cientistazinhos que fizeram suas "recherches scientifiques"... mas nada de muito concreto.].

É interessante. Num mundo dominado pelo dualismo ciência-religião, em que muitas vezes houveram guerras entre elas, tréguas entre elas e predomínios de uma delas, nenhuma das duas se importa com um assunto de grande porte como esse. E não é tão simples do que parece, tem várias ramificações nessa brincadeira, como Déjà Vecu, Déjà Senti, e o mais raro, Déjà Visité. Várias formas de ver o mundo antes que ele aconteça... mas ninguém parece se importar. Bem eu conheço mais de uma pessoa sensitiva a esse ponto, e seria bom se alguém desse ouvidos... ou que alguém tivesse algo a falar, nem que seja um simples postulado num blog de química.





Postulado de hoje prometido pra uma certa pessoa, que também passou por isso recentemente =]

D.K.

2 comentários:

Dai disse...

cadê o meu comentário aqui?
aaaaaa..droga, ele sumiu..
cara, eu realmente passei por isso, é uma coisa mt estranha e ainda bem que vc entende, hein.
Beijo.

Anônimo disse...

É amigo Ju. Os Déjà Vu's (se é que tem plural) são muito fascinantes. Por mais simples que pareça, o que explicaria você estar passando por algo pelo qual já se viu passando? Isso é completamente louco! Mas é muito interessante. Por que será que ninguém se interessou a pesquisar sobre isso? Tentar achar alguma explicação, sei lá! Pra mim que às vezes tenho uns 3 Déjà Vu's por dia, incomoda bastante não ter uma explicação decente para isso. Bom, mas pelo menos tenho com quem conversar sobre isso. O que já ajuda.

Bjus =*