terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pseudo-cientistas

[Essa é pra Laura, que me apresentou a teoria dos pseudo-cientistas]

Pára pra pensar. O que diabos nós estamos fazendo aqui? Vou usar o exemplo que eu melhor conseguiria explicar, ou seja, eu mesmo.
Eu estudo química. Faço curso técnico de química. Tenho 18 tempos de química, ou 13h 30min por semana. Mas o que a gente estuda lá? Em geral, regras decoreba [4, 5-metil hexadieno, etc] ou idéias geniais, pensadas por outros cientistas. Os cientistas de verdade, pode-se dizer.
Por um lado, é muito fascinante estudar os postulados de Böhr, e certamente saber o que é um tri hidroxi cianeto plúmbico te dá um status de intelectual. Mas quantas dessas coisas realmente foram idealizadas por você? Não estava tudo lá quando você entrou no laboratório/sala de aula? E não continuou tudo lá depois que você saiu? Sim, é fácil olhar para os gráficos de função de onda e os desenhos de região nodal e dizer "Hmm, faz sentido." mas tenta fazer as contas sem ter alguém te falando como. Tenta ter o insight do "arquiteto do átomo" e parir uma fórmula que resolva metade dos seus problemas e te imortalize no mundo da ciência por mais de um século.

É... será que nós podemos nos considerar cientistas? Talvez nós não passemos de papagaios que repetem, repetem, repetem o que alguém nos ensinou. Talvez nós não sejamos nada além de pseudo-cientistas.

*Modo crítico_off*

Bem, não adianta ficar sentado concordando. A idéia é tentar ser alguém, ser um cientista de verdade. Não é impossível. Afinal, um dia há 199 anos atrás um cara olhou pra matéria e disse "Olha só, a matéria é assim, assim, assado.". Bem, a gente sabe que ele não tava lá tão certo. Mas ele teve cara de pau e encarou o mundo da """""ciência""""" da época, e as suas idéias ficaram em vigor por um tempão, até vir outro abusado e dizer "Não senhor! A matéria é um pudim de passas!" ...
E assim seguiram os cientistas/pseudo-cientistas saindo no tapa uns com os outros. Os cientistas inventando, e os pseudos aprendendo. Será que não cabe a nós chegar e dizer "Orbital é ridículo! Queimem as teorias sobre o átomo! Agora é assim!"?
Devíamos estudar menos e pensar mais. Mas apesar de tudo, eu adoro química. Correção: Devíamos continuar estudando e pensar mais. Pra tentar ser algo além de um agregado de carbono e hidrogênio.

Pra tentar ser cientistas, quem sabe?

Postulado por:
Dark Knight/Juliano

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, eu to muito feliz por você ter feito esse blog...
o texto tá bem legal..
e..
a idéia do "um mol de idéias"..hahah..foi uma grande sacada.
Gostei da teoria dos pseudos cientistas..
aliás, eu já tinha pensado nisso...mas como não podemos fazer nada além de estudar e se dissermos alguma coisa de difente, infelizmente, poucas pessoas irão parar pra pensar no que a gente disse...então, eu prefiro estudar bastante a cabeça desses malukos até me tornar um deles algum dia.
xD

Beijos
até a próxima.